10 Razões para usar Marketing Digital no seu pequeno negócio!

Você já deve ter ouvido isso mais de um milhão de vezes!

A tecnologia digital mudou drasticamente a maneira como as empresas operam hoje e especialmente agora nesse momento díficil que estamos vivendo de restrição de circulação e isolamento social!

Agora, praticamente todas as agências de publicidade, inclusive as gigantes abordam suas campanhas publicitárias de uma maneira notavelmente diferente.

Não são apenas grandes empresas e grandes marcas que se beneficiam do marketing online.

Notadamente, as pequenas empresas também podem e devem se beneficiar imensamente do marketing digital. Hoje, mais do que nunca, as empresas estão utilizando o universo digital para criar reconhecimento da marca, impactar e impulsionar os clientes.

E se você o que tem feito para o seu negócio?

O marketing digital tem um impacto inacreditável nas interações, hábitos e estilo de vida das pessoas.

Vamos ver como:

Com a crescente acessibilidade da internet, o número de pessoas on-line está aumentando todos os dias. Recentemente um estudo da Hootsuite concluiu que, aproximadamente 4,17 bilhões de pessoas (mais metade da população mundial) estão em conectadas na internet por algum tipo mecanismo navegável.

  • Os mecanismos de pesquisa geram cerca de 90% de todo o tráfego em sites.
  • 92% das pessoas usam seus telefones para fazer uma pesquisa on-line antes de decidirem comprar em uma loja.
  • 50% dos consumidores estão inclinados a uma determinada marca se o nome aparecer mais de uma vez durante a pesquisa.

As estatísticas acima mencionadas indicam claramente que o impacto do marketing digital é cada vez maior.

Mas, antes de prosseguir, vamos entender detalhadamente o termo “Marketing Digital”.

Marketing digital refere-se às atividades de marketing de uma empresa que são realizadas pelos dispositivos eletrônicos ou pela Internet. O tipo de marketing usa várias estratégias digitais das empresas para se conectar com seus clientes. Em palavras simples, o marketing digital é o marketing feito online. Existem vários métodos no espectro do marketing digital, que são os seguintes:

  • Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)
  • Pagamento por clique (PPC)
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing em Mídias Sociais (SMM)
  • Marketing afiliado
  • Marketing de email
  • Marketing de entrada


A boa notícia é que, como entidade comercial, você poderá escolher entre os vários canais digitais para desenvolver o reconhecimento da marca e gerar leads. O desempenho de cada canal é mensurável e, portanto, você pode avaliar o desempenho da sua empresa em cada canal e assim escolher o melhor canal e a melhor estratégia. No entanto, as estratégias e os planos de marketing digital diferem dependendo do tipo de sua empresa – seja B2B ou B2C.

Mas reforçando, independente do modelo que sua empresa se enquadre, pessoas compram de pessoas.

Agora, vamos em frente com as mudanças lideradas pelo marketing digital e como isso afeta a maneira como as empresas operam:

  • Comunicação com o cliente – As plataformas digitais e as mídias sociais permitiram uma comunicação fácil e instantânea entre a marca e o público. E o melhor é que ajuda a se conectar com um público global, retirando a limitação do negócio local há alguns quilômetros ao seu redor. Se tiver capacidade logistica o mundo é o limite!
  • Distribuição de conteúdo – Você já pensou no volume de conteúdo distribuído via marketing digital? A resposta é: “gigante”. Todos os dias, uma empresa pode compartilhar um grande conteúdo com o público através de mídias sociais, e-mails, aplicativos, boletins e assim por diante. Dessa forma, os profissionais de marketing podem espalhar facilmente sua mensagem para um público gigantesco que por vias tradicionais seriam inacessíveis.
  • Informações do cliente – Com a ajuda da tecnologia, as empresas podem rastrear os dados dos clientes. A análise dos dados pode ajudar sua empresa a conhecer os gostos e preferências dos clientes. Com base nisso, você pode tomar decisões comerciais estratégicas. Digamos que você queira introduzir um novo produto no mercado e depois consultar as informações dos clientes que compraram. Ao conhecer o padrão seguido nos dados, você poderá saber qual produto funcionará ou não.
  • Informações transparentes – as informações do cliente são importantes para a empresa. Da mesma forma, cada dia mais, os clientes também estão interessados ​​em tudo sobre a empresa da qual estão comprando. Se a marca compartilha suas informações e revela sua verdadeira personalidade on-line, os clientes sentem que a marca é transparente. Em resposta, os clientes ficam mais inclinados à lealdade de marca.
  • Incentivar inovações – O marketing digital oferece uma plataforma para alcançar os clientes de maneira inovadora. Quando existe uma forte concorrência no mercado, ter uma abordagem inovadora ajuda as marcas a se destacarem.

O marketing digital é criativo, dinâmico e ágil e ajuda você a acompanhar as tendências!

Embora existam pequenas empresas que atuam no marketing digital com maestria, a grande maioria das pequenas empresas ainda não usam o marketing digital e estão adiando devido a uma variedade de razões, como falta de tempo, falta de conhecimento ou limitação a um tipo específico de marketing.

Alguns também acreditam que, como são pequenos, precisam de muito investimento ou uma variedade enorme de recursos técnicos e humanos para estruturar um número gerenciável de clientes. E esse pensamento não é correto e pode se tornar um desperdício ao grande poder do marketing digital: A escala.

Você está no grupo dos que já usam o marketing digital ou está no grupo que ainda ignora os benefícios do dele?

Se você está no segundo grupo, é melhor começar agora enquanto lê os 10 melhores motivos pelos quais o marketing digital é importante para o seu negócio.

1 – Oferece oportunidades iguais para todos os negócios
Você pode ver seu pequeno negócio crescendo porque o marketing digital oferece oportunidades iguais para todos. Não é uma estratégia restrita à apenas a grandes corporações ou empresas multinacionais. As pequenas empresas podem realmente alavancar seus negócios com a ajuda do marketing digital. Elas podem estar em perfeita concorrência com as empresas estabelecidas. Além disso, elas podem usar o marketing digital para envolver clientes diferentes em plataformas diferentes.

2 – A forma econômica de marketing
O marketing digital não exige grandes investimentos. As pequenas empresas podem encontrar canais digitais que funcionam e não exigem muito investimento. O marketing digital, portanto, se torna um raio de esperança para as pequenas empresas.

3 – Ajuda nas conversões
As conversões podem ser rastreadas através da compreensão do tráfego (audência) que se transforma em assinantes, leads e negócios. Good News: as conversões com marketing digital são maiores quando comparadas a outras formas de marketing. Portanto, as pequenas empresas devem se esforçar para desenhar estratégias digitais fortes que visem as conversões mais altas. Uma excelente estratégia é usar funis de marketing.

4 – Aumenta a receita
Uma estratégia de marketing digital bem-sucedida gera mais conversões. A receita também aumenta como resultado de taxas de conversão mais altas. As empresas que usam mídias sociais geram 78% mais negócios em comparação com as empresas que não usam marketing de mídia social. A resposta do e-mail marketing também é alta. Uma combinação de marketing de conteúdo com outras estratégias de marketing geram uma alta resposta e afeta a receita positivamente. Desenvolva uma Jornada de Valor do Cliente e aumente os leads, as vendas, a margem e a frequencia de seus negócios.

5 – Segmenta o público certo
Uma das razões pelas quais o marketing digital está se sobressaindo sobre o marketing tradicional é que ele te ajuda a direcionar um segmento específico do seu público para ações determinadas, conforme suas estratégias. As interações feitas com o público-alvo são orientadas à resultados. Elas ajudam a alcançar objetivos predeterminados. Com o e-mail marketing por exemplo, é possível segmentar diretamente uma pessoa específica. Portanto, o marketing digital é considerado a mais alta forma personalizada de marketing.

6 – Ajuda no marketing mobile
O marketing digital também inclui marketing mobile. Não há dúvida de que as pessoas estão cada vez mais usando telefones celulares atualmente. As empresas, portanto, estão transformando seus sites em sites responsivos no celular.

7 – Aumenta a reputação da marca
Toda empresa inicia com o objetivo de atrair mais clientes. O mesmo se aplica ao marketing digital. Você pode começar com o objetivo de obter o máximo possível de cliques em seus sites e plataformas de marketing. Gradualmente, mais pessoas começam a reconhecer sua marca e, quando você oferece exatamente o que elas procuram, a reputação da sua marca aumenta. Isso também ajuda a conquistar a confiança de seus clientes.

8 – Marketing de influência
Ferramentas de mídia social como YouTube, Twitter, Instagram e agora o TikTok,têm o poder de influenciar o público em geral. A inclusão de ferramentas de mídia social deu origem à influenciadores. Esse nicho específico de influenciadores tem o incrível poder de conduzir a decisão do público em geral. Portanto, as empresas não precisam mais se apoiarem em celebridades caríssimas para aumentar as vendas do seu produto ou serviço. A beleza do marketing influente é que mesmo pessoas comuns, sem credenciais extras, também podem se tornar influenciadores e gerar interesse para milhões de pessoas.

9 – Influencia os compradores
O marketing digital estabelece uma combinação de técnicas digitais que afeta a decisão dos clientes em potencial. A frase de chamariz ou CTA (Call To Action) orienta os usuários sobre o que fazer em seguida.

Dica de bônus – Se você der instruções claras e CTA adequados, poderá realizar mais conversões.

10 – Resultados mensuráveis
Com a ajuda de ferramentas específicas, você pode medir facilmente os resultados de cada plataforma de marketing digital. Isso o ajudará a avaliar o desempenho e a tomar melhores decisões.

Olhando para a lista acima de motivos, as pequenas empresas devem definitivamente optar pelo marketing digital.

Muitas empresas iniciantes e pequenas ainda adotam métodos tradicionais de marketing, mas os resultados com métodos tradicionais são muito lentos, normalmente não são mensuráveis e conseguem atrair clientes apenas à nível local.

Sem contar que o grupo de potenciais clientes, encontrado no “on-line” é infinitamente muito maior ese comparado aos potenciais clientes que são segmentados localmente.

Com o marketing digital, as pequenas empresas podem atrair um grande número de audiência. O marketing digital é uma maneira econômica de transformar seus negócios.

Portanto, é aconselhável que as pequenas empresas utilizem o potencial do marketing digital e progridam em seus negócios.

A Mind7Marketing é uma agência de marketing digital que ajuda pequenas empresas a aumentar as vendas, a visibilidade e o engajamento por meio de uma estratégia de negócios exclusiva e desenvolvida para o seu negócio.

Então, o que você está esperando? Vem com a gente!

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