Funis de marketing. São um dos tópicos mais importantes do mundo dos negócios e do marketing e por boas razões.
Mas o que exatamente é um funil de marketing e, mais importante, como você pode aproveitar do poder dessa ferramenta incrível em sua empresa para gerar mais leads e vendas?
Um funil de marketing (também conhecido como funil de vendas, funil de conversão ou simplesmente funil) é um sistema que permite que você acompanhe a jornada de valor do cliente, sem ele ter idéia de quem você é, até se tornar um cliente fã incondicional da sua marca ao longo da vida e a durante cada estágio da jornada.
A beleza do funil é que ele fornece uma representação gráfica do que muitas vezes pode ser um assunto difícil de visualizar.
O fato de um funil de marketing também ter uma “forma” também ajuda.
Como é fácil visualizar que, à medida que seus clientes seguem na sua jornada com sua marca e seus negócios, você terá menos leads que acabarão atingindo os níveis progressivamente mais baixos (e presumivelmente mais caros) das suas ofertas, produtos ou serviços que seus negócios oferecem.
Crie seu próprio funil
A maneira de criar seu próprio funil de marketing pode ser tão simples quanto analisar seus negócios e como você adquire clientes.
Identifique quais são os estágios que um cliente em potencial faz e a qual a jornada que ele percorre para levá-lo de não ter a miníma idéia de que sua empresa existaa para se tornar um cliente fiel.
O funil de marketing moderno
Minha sugestão é usar algo como um Funil de Marketing Moderno que basicamente conduz o lead suavemente pelo que chamo de os “4 As”: Atração – Aquisição – Ascensão – Advocacia
1 – Atração
O passo 1 é identificar de onde vêm seus clientes em potencial (vamos chamá-los de leads). Eles estão encontrando você nas mídias sociais, em um mecanismo de pesquisa ou em um anúncio pago que você está exibindo. Depois de identificar suas origens de tráfego (atração), você pode começar a compará-las e colocá-las umas contra as outras e invista na que der melhor resultado. Que a fonte de tráfego mais forte vença!
Os leads que nunca ouviram falar sobre você ou sua empresa são chamados de “leads frios”
2 – Aquisição
Quando seu lead chegar ao seu site, à frente da sua loja ou à página de captura do seu produto digital, o próximo passo é fazer com que ele faça um micro-compromisso e execute uma ação.
Se você estiver vendendo um item com preço baixo (como um chiclete), essa ação poderá ser uma venda.
Se você estiver vendendo um item com preço mais alto (como um carro), esse micro-compromisso poderá ser uma ação menor (como fazer um test drive).
O ponto aqui é que você deseja incentivá-lo a dar o próximo passo lógico no relacionamento, seja trocando as informações de contato (nome, email, número de telefone etc.) ou até concordando em uma reunião de acompanhamento.
Seus leads agora se tornaram “mornos”
3- Ascensão
Tudo bem, neste ponto do funil, você estará trabalhando com menos leads do que começou.
Mas tudo bem!
Porque aqueles que ainda estão com você têm a vantagem de possuírem maior qualidade e estão mais interessados no que você tem a oferecer.
Eles também adotaram alguma forma de ação ou micro-compromisso e são muito mais abertos ao que você tem a oferecer a seguir. É nessa fase que você deve iniciar o processo de acompanhamento e realmente agregar valor.
Continue alimentando seus leads, fornecendo informações mais valiosas e úteis, mas, ao mesmo tempo, não tenha medo de realizar o famoso Call to Action (CTA) na hora certa.
Se você fez um bom trabalho em orientá-los ao longo de jornada até este momento, o próximo passo lógico deve ser sua oferta, produto ou serviço principal.
Quando seu lead “morno” compra e troca dinheiro pelo seu produto ou serviço, ele se torna “quente”
4- Advocacia
Agora é hora de realmente agregar valor para seus clientes!
O acompanhamento de seus compradores recentes é uma das maneiras mais rápidas de solidificar sua posição como uma empresa que realmente se importa e se preocupa com seus clientes.
O remorso dos compradores é real, natural e está vivo em todos os mercados e indústrias; portanto, as primeiras 24-48 horas após a compra são o momento crítico para acalmar qualquer ansiedade e afirmar a decisão de seus novos clientes de fazer negócios com sua empresa.
Lembrem-se: as pessoas compram com o emoção e justificam com a razão!
Em contrapartida, o trabalho bem feito do funil e a promessa cumprida da transformação prometida com seu produto e/ou serviço, provocará surpresas agradáveis no seu novo cliente e poderá transformá-lo em um defensor da marca, que conta para os amigos, familiares, colegas de trabalho e, às vezes, até para estranhos, sobre o quão bom é o seu negócio.
O funil tem poder sem medidas
Aqui é onde as coisas ficam boas…
Agora que você sabe o que é um funil de marketing e tem a estrutura para criar o seu, é hora de começar a mergulhar e colocar as peças no lugar. Se precisar de ajuda para isso clique aqui.
Ao criar seu próprio funil e descrever o sistema de negócios (ou a falta dele) para atração, aquisição, ascensão e advocacia, você garante que nenhuma etapa do marketing seja deixada de lado.
Esse é um sistema incrivelmente poderoso, pois permitirá identificar rapidamente os pontos fortes e fracos da sua jornada de marketing e de cliente.
Você não está recebendo leads suficientes?
Você tem um problema de atração (ou seja, anúncios pagos com baixo desempenho, baixa classificação nos mecanismos de pesquisa, falta de reconhecimento da marca)
Recebendo muitos leads, mas eles não parecem estar interessados no que estamos fazendo?
Você tem um problema de aquisição (ou seja, oferta ruim, mensagens desalinhadas, incompatibilidade de produto/mercado ou promessa fraca)
Tem pessoas que dizem que amam o que você faz, mas que parecem não comprar?
Você tem um problema de ascensão (isto é, problema de comunicação de valor, mal entendimento sobre os benefícios do seu produto e/ou serviço ou falta de confiança)
As pessoas que amam o que você faz compram, mas não contam a ninguém?
Você tem um problema de advocacia (ou seja, falta de compartilhamento, você não está é otimizando para a propaganda boca a boca, não está incentivando seus fãs)
O Sistema de Marketing Infálivel
A beleza aqui é que, quando você coloca tudo em um funil, especialmente focado na jornada de valor do cliente, as coisas ficam realmente mais fáceis e bem mais rápidas.
Contudo, não há como esconder uma estratégia falha, justificar uma campanha ruim ou produto ruim que não gera transformação para o seu cliente!
É apenas o que é! Um sistema!
E esse é o poder do funil.
Serve para ilustrar de forma rápida e visual a jornada de seus clientes, a fim de eliminar possíveis gargalos ou áreas de atrito.
Com Funil de Marketing bem executado você criará um sistema que permite gerar leads, convertê-los em clientes e transformá-los em defensores da sua marca e fiéis por um longo caminho.
Funil é o poder!