Os blogs ainda são relevantes em 2020?

É a pergunta na boca de todos…

Vale a pena gastar tempo e dinheiro no blog da sua empresa ou criar um blog nos dias de hoje com um monte mídias sociais?

Em poucas palavras: sim.

MAS… não se você estiver fazendo uma das seguintes coisas:

  • Se autopromovendo…
  • Produzir “conteúdo” de SEO que se parece com seu amigo repetitivo depois de uma cerveja a mais.
  • Blogar sem promover seu conteúdo e contéudo de valor (falarei disso mais adiante!)

No entanto, mesmo as empresas que escrevem e promovem suas postagens no blog ainda se perguntam se o blog está morto.

E aqui lhes digo: Blogs não morreram. Estão apenas reencarnando.

A vida passada dos blogs
Há dez anos, vi o surgimento de blogs como uma tática digital corporativa convencional. Antes disso, blogs de política, viagens, culinária e tecnologia apareciam por todo o lugar, oferecendo fontes confiáveis ​​de conselhos e informações de nicho.

Evidentemente os profissionais de marketing com visão estratégica, rapidamente se apegaram à promessa de lucro que os blogs mantinham para as empresas.

Ele provou ser uma maneira poderosa de aparecer nos mecanismos de pesquisa e diante de um público já interessado. Além disso, era uma maneira supereficaz de compartilhar opiniões de especialistas e permitir que as empresas mostrassem que sabiam do que estavam falando.

Nada disso mudou!

Os blogs ainda são uma ferramenta de marketing eficaz como nunca.

Um estudo recente da Data Box, “A mudança no seu mix de marketing de conteúdo” mostrou que 68% dos profissionais de marketing acham o blog mais eficaz do que há dois anos.

Mas, a internet está cheia de blogs! Eu ouço você gritar. Como eu tenho uma chance?

É verdade! Atualmente temos mais de 1 bilhão de Blogs ativos no mundo!

O macete é que você precisa adaptar sua abordagem.

Qualidade acima de quantidade
Blogar é construir relacionamentos. É jogar o jogo de longo prazo.

Não convencido? Preste atenção ao mundo offline.

Você abordaria um cliente às 8h30 da manhã de uma segunda-feira e diria: “compre meu produto” e depois desaparecia?

Você apareceria na mesa dele no mesmo horário na terça-feira de manhã às 8h30 e diria “compre meu produto” e depois desapareceria?

E isso continuaria por toda semana… você entendeu?

Irritante, não é? (muito menos estranho)

No entanto, se você passou um tempo conversando com esse cliente sobre os tópicos em que ele está interessado. Tópicos que o ajuda. Dando conselhos valiosos. Então você está se posicionando como alguém em quem ele confia.

A mesma lógica e estratégia se aplica ao seu blog. Tire um tempo para escrever suas postagens. Converse com seus clientes e crie conversas.

O consumidor comum é inteligente e tem um tempo limitado. Eles fazem escolhas baseadas em informações, não apenas sobre o que querem comprar, mas sobre o que querem saber.

É apenas oferecendo ao leitor algo verdadeiramente valioso que você inicia a conversa.

Seu blog deve sempre ter como objetivo responder às perguntas de seu público-alvo.

Criar conteúdo original e de alta qualidade ajudará bastante a obter resultados no seu blog.

Fácil de assimilar
Tempo é essencial, você não desejaria ler um ensaio para obter as informações necessárias!

E nem o seu público!

Isso é um FATO. As pessoas não têm tempo.

Se você deseja expressar seu ponto de vista e manter os leitores envolvidos, facilite para eles.

Separe seu conteúdo em cabeçalhos bem pensados ​​e mantenha as frases curtas. Certifique-se de que os parágrafos mais densos ​​e as reflexões em prosa sejam mantidos fora do seu blog.

Regra prática: limite de um pensamento por sentença para mantê-lo digerível.

As listas P.S. também são uma maneira fantástica de tornar seu conteúdo mais amigável.

Verifique se o seu conteúdo é exclusivo
Você se lembra como ficava irritado quando sua mãe contava uma história que você já contou como se ela estivesse lá?

Não cometa esse erro com seu possível prospecto.

O termo “líder do pensamento” é usado em toda parte nos dias de hoje. Crie conteúdo com seu próprio toque, compartilhando sua experiência e conhecimento com o mundo guloso por informações.

Conteúdo exclusivo não é bom de se ter, é obrigatório.

Mas como você cria um conteúdo exclusivo?

Aqui está uma pequena citação do idealizador de anúncios criativos e um grande copywriter, David Ogilvy, para dar uma dica:

“Grandes idéias vêm do inconsciente. Isso é verdade na arte, na ciência e na publicidade. Mas seu inconsciente precisa estar bem informado, ou sua ideia será irrelevante. Encha sua mente consciente com informações e, em seguida, solte seu processo de pensamento racional. Você pode ajudar esse processo fazendo uma longa caminhada, tomando um banho quente ou bebendo meio litro de leite. De repente, se a linha telefônica do seu inconsciente estiver aberta, uma grande idéia surgirá dentro de você.”

Minha dica? Leia…leia…leia.

Quanto mais você absorve, mais você pode abrir a linha do seu inconsciente. Blogs, mídias sociais, livros de ficção… qualquer coisa que você goste e possa colocar em suas mãos.

Esgotou alternativas? Ouvir conversas no metrô ou no ônibus. Sempre há um reclamão falando sobre os problemas que enfrentam no trabalho ou no dia a dia.

Continue a conversa
O que me impressiona é quando as empresas se dão ao trabalho de escrever um post super valioso e bem escrito que realmente está recebendo o santo graal da interação… e elas não respondem aos comentários.

O público está respondendo à postagem. Fazendo perguntas. Comentando com sua própria experiência.

E tudo o que eles recebem em troca é uma boa e gordinha olhadinha passando por eles!!

Vamos colocá-lo o blog offline!! É melhor!!

Você gasta muito tempo construindo um relacionamento com um cliente. Você consegue despertar o interesse deles por seus conselhos e insights impressionantes.

Eles dizem: “Eu concordo com você. De fato, você pode me dizer o que posso fazer para me ajudar?

Você os olha por cima do ombro, depois faz meia volta e sai andando!!!

Você entende o que estou dizendo! Além de não muito educado você está desperdiçando uma chance de ouro!

Apenas responda! Seja educado e mantenha a conversa fluindo até a conversão.

Facilitar a inscrição
Você precisa facilitar para que os leitores se inscreveam em seu blog.

A resposta? Colete e-mails.

Tenha um popup de ativação acionado por rolagem em sua página para que os leitores envolvidos em sua publicação e que desejem que seu conteúdo chegue diretamente à caixa de entrada, possam obtê-lo facilmente.

É uma tática em que todos ganham, que o ajudarão a nutrir seu público e a continuar construindo esses relacionamentos mais importantes.

Link como se não houvesse amanhã
Muitas empresas ficam com medo de criar links para outros blogs.

Na verdade, eles me olham horrorizados.

Por que enviaria os leitores do meu blog para outro site?

Há um motivo principal: ele fornecerá aos leitores informações ainda mais valiosas. Se o outro blog tiver informações detalhadas que beneficiarão seu leitor, a vinculação a ele só fará com que eles visualizem seu blog de maneira adequada.

Também pode ajudar seu blog a ganhar credibilidade e visibilidade. Vincular-se a fontes externas, estudos e dados dará peso ao tópico que você está discutindo.

Outro ponto positivo é que vincular-se a outros blogueiros pode ajudá-lo a construir relacionamentos nesse setor, o que é sempre útil para você ficar com uma carta na manga.

Há poder nos números quando se trata de marketing de conteúdo, e a colaboração de influenciadores pode turbinar seus esforços.

Intensificar o foco
Aprofundar seu conteúdo terá muitas vantagens. Além disso, você pode esperar que sua classificação nos mecanismos de pesquisa melhore.

Na Mind7Marketing monitoramos o desempenho de SEO de vários sites diferentes. Percebemos que os sites que forneceram uma profundidade excepcional na cobertura de conteúdo e de qualidade subiram literalmente nas classificações ao longo do ano. Sites que eram mais fracos em profundidade de conteúdo sofreram em comparação.

Imagina quando entrar o novo algoritmo do Google.

Portanto, isso traz um significado totalmente diferente para “qualidade”, onde você precisará expandir seu tópico sem deixar pedra sobre pedra. E é aí que reside a mágica do SEO.

Palavras-chave são obviamente importantes, não estou negando. Mas se você se concentrar em postagens de qualidade detalhadas, poderá percorrer o longo caminho para tornar seu blog bem-sucedido de forma mais rápida!

Veja como fazer isso:

  • Escreva posts de formato longo que ofereçam a oportunidade de explorar um tópico.
  • Tenha tópicos explorando vários ângulos e pontos de vista. Use a oportunidade para mostrar que você entende os dois lados (ou vários) da mesma moeda, não apenas o seu.
  • Escreva o “guia supremo”. Os leitores adoram, mas também é uma ótima maneira de você se forçar a aprofundar nos mínimos detalhes do assunto.

Pergunte aos seus clientes: “O que você gostaria que houvesse em um único recurso ao qual você não tem acesso atualmente?”

A resposta deles dará uma boa indicação de onde ir a seguir.

Se você quiser uma segunda opinião, confira este vídeo de um dos líderes em marketing sobre o mesmo assunto, Neil Patel. Se tiver dificuldades com o inglês é só ativar a legenda!

Considerações finais … Os blogs ainda são relevantes?
O marketing é uma entidade em constante evolução. Se eu ganhasse um real por cada vez que um profissional de marketing me informasse com absoluta certeza de que “o blog está morto” ou “SEO está morto” ou “essa é a última vez que veremos no Facebook”, eu estaria rico navegando no o pôr do sol das Bahamas!!

A verdade é que precisamos parar de pronunciar linhas retas apenas porque não sabemos como nos adaptar!

Vamos juntos!!!?

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